Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Terminalia kuhlmannii Alwan & Stace NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 03-10-2011

Criterio:

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica da região compreendida entre o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia e apresenta EOO de 40.846 km². Na região, o sistema de cabruca (cultivo de cacau em sub-bosque de mata nativa) ocupa extensas áreas originalmente cobertas por Mata Atlântica. Entretanto, a espécie ocorre em algumas unidades de conservação (SNUC), incluindo a Reserva Florestal da Vale, o maior remanescente de floresta contínua do norte do Espírito Santo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Terminalia mameluco Pickel;

Família: Combretaceae

Sinônimos:

  • > Terminalia kuhlmannii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita em Ann. Missouri Bot. Gard. 76(4): 1126 (1989).

Distribuição

Espécie endêmica do Brasil, de ocorrência em Mata Atlântica, nos Estados da Bahia e Espírito Santo (Marquete et al., 2010). Ocorre também nos municípios de Domingos Martins, Santa Teresa e São Gabriel da Palha (ES) e em Ubaitaba, Maraus e Itacará (BA) (CNCflora, 2011).

Ecologia

Árvore de até 30 m de altura (Oliveira-Filho, 2010)

Ações de conservação

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) pela IUCN (IUCN, 2010).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Foi considerada "Em Perigo" (EN) na Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

4 Habitat and site-based actions
Situação: needed
Observações: A espécie ocorre na região de endemismo que compreende o sul da Bahia até o rio Doce, em Linhares. Nesta região, as matas de cacau cobrem mais de 80% das florestas e assim deveriam ser protegidas por uma categoria de uso direto, como Área de Proteção Ambiental (Rolim et al., 2006).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre na Reserva da Vale do Rio Doce em Linhares (ES), e no Parque Municipal de São Lourenço e na Mata do Museu Melo Leitão em Santa Teresa (ES), de (CNCFlora, 2011).

Referências

- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- ROLIM, S. G.; IVANAUSKAS, N. M.; RODRIGUES, R. R.; ET AL. Composição Florística do Estrato Arbóreo da Floresta Estacional Semidecidual na Planície Aluvial do Rio Doce, Linhares, ES, Brasil., Acta Botânica Brasilica, v.20, p.549, 2006.

- MARQUETE, N.; VALENTE, M. DA C. Combretaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB006893>.

- OLIVEIRA-FILHO, A. Flora arbórea da América do Sul cisandina tropical e subtropical: Um banco de dados envolvendo biogeografia, diversidade e conservação. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponivel em: <http://www.icb.ufmg.br/treeatlan/>. Acesso em: 17 fev. 2012.

- SILVA, N. M. F. Terminalia kuhlmannii in The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2010.2, IUCN. IUCN. Disponivel em: <www.iucnredlist.org>.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória: Ipema, 2007. 144 p.

Como citar

CNCFlora. Terminalia kuhlmannii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Terminalia kuhlmannii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 03/10/2011 - 13:55:14